quarta-feira, 21 de outubro de 2015

MEDO E DELÍRIO EM LAS VEGAS (1998)

Medo e Delírio 
MEDO E DELÍRIO EM LAS VEGAS (Fear and Loathing in Las Vegas / 1998) - Quem é jornalista conhece Hunter S. Thompson, o criador do estilo jornalístico "gonzo", ou seja, a quebra total da barreira entre escritor e personagem, ficção e não-ficção, fazendo com que cada reportagem seja na verdade um mergulho de cabeça no tema. Thompson sempre foi a fundo no mundo da contracultura e das drogas, usava isso como combustível para as suas reportagens. Ele trabalhava na Rolling Stone quando em 1971 publicou uma série de artigos que se transformou no seu livro mais famoso - Medo e Delírio em Las Vegas. O livro virou filme pelas mãos do não menos doidão - e ainda por cima surrealista "Monty Python"-  Terry Gilliam.

Gilliam dirige Depp

Raoul Duke, o alter ego de Thompson, é interpretado por Johnny Depp. Ele viaja para Las Vegas para fazer uma cobertura de uma corrida de motos no meio do deserto. Como acompanhante, ele escolhe seu advogado samoano Oscar Zeta Acosta, conhecido como Gonzo e interpretado por Benício Del Toro.

A dupla do filme...
...e a dupla real
O road movie conta com participações para lá de estreladas - Cameron Diaz, Tobey Maguire, Christina Ricci, Harry Dean Stanton e Flea do Red Hot Chilli Peppers - e um roteiro dos mais malucos. Raoul e Gonzo fazem toda a viagem com uma maleta lotada de maconha, cocaína, LSD, mescalina, éter e muitas outras coisas.

O estilo largado de Duke

Medo e Delírio em Las Vegas é uma viagem de ácido que conta não apenas com o roteiro e personagens malucos, mas com uma fotografia e paleta de cores que funcionam neste mesmo propósito. As cores são fortes, extravagantes e os planos são tortos, estranhos, nada convencionais. Quem assistiu Brazil - O Filme de Terry Gilliam tem uma ideia do que a mente conturbada do diretor é capaz de fazer.

Dupla de  malucões viajando pelas estradas, à base de muito ácido  e outras cositas más

Além do diretor, os atores principais são perfeitos nos papeis - Depp e Benicio encarnam com facilidade e naturalidade dois chapados de ácido. A dupla desfila caras, bocas e gestuais perfeitos.

Duke vivendo uma realidade com coisas inexistentes
Gonzo tentando se manter sóbrio
O resultado no final parece desarmônico. Medo e Delírio em Las Vegas é uma viagem - como já disse várias vezes - das mais profundas por uma amizade baseada no uso das drogas mais pesadas e alucinógenas, mas o filme cansa um pouco. Poderia e deveria ser mais curto. Os primeiros 20 minutos são divertidos, a gente até se pega rindo aqui e ali das trapalhadas dos dois, mas depois de 1 hora começa a ficar meio cansativo. Tem gosto de piada repetida.

Um ambiente dos mais extravagantes

Hunter S. Thompson cortou pessoalmente o cabelo de Depp para o filme. Teve que transformar o astro em calvo.



Diário de um Jornalista Bêbado de 2011 filme também inspirado num livro de Hunter S. Thompson e também estrelado por Johnny Depp, é um filme ruim, chato e tedioso. Isso não acontece aqui, mas é bom que se diga - Medo e Delírio cansa um pouco da metade pro final.

Benicio e Depp ao lado de Hunter S. Thompson

Veja abaixo o trailer de Medo e Delírio em Las Vegas.



Nenhum comentário: